Nossa História

Voluntariado e solidariedade para quem enfrenta o câncer

Associação Voluntários Grupo de Vida, também conhecida como Grupo da Vida, é uma Organização da Sociedade Civil, de direito privado, sem fins lucrativos e políticos, sem discriminação racial ou religiosa, autônoma em suas decisões e, portanto, não subordinada a qualquer outra entidade, grupo ou sociedade.

Fundada em 05/12/2002, por um grupo de mulheres, algumas delas acometidas pela doença que, mobilizadas pela própria experiência e sensibilizadas pelas dificuldades enfrentadas por grande parte dos pacientes em função da falta de informação e orientação, se deram conta da necessidade de se criar na cidade de Volta Redonda algo que pudesse oferecer um atendimento direcionado exclusivamente ao paciente oncológico.

Tem por objetivo oferecer apoio psicossocial e acolher a toda e qualquer pessoa com diagnóstico de câncer, por intermédio de ações de promoção à saúde, orientação psicológica e jurídica, promovendo atividades de assistência social, esclarecimento e conscientização e a efetivação de parcerias público-privadas que permitam um adequado desempenho das atividades de beneficência a que se propõe.

Nascemos do abraço de mulheres que transformaram sua dor em força.

A Associação Voluntários Grupo da Vida, iniciou suas atividades reunindo mulheres em sala cedida pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Saúde da Mulher, atual Policlínica, onde debatiam sobre o tema (câncer) e procuravam se ajudar mutuamente.

Em outubro de 2002, passou a realizar suas atividades em espaço cedido pela então diretoria da clínica oncológica Radiclin, onde iniciou um programa formal de orientação psicológica, empréstimo de perucas e doação de próteses artesanais confeccionadas pelas voluntárias.

Em janeiro de 2003, outro espaço foi cedido nas instalações da mesma clínica, permitindo que tivesse início um programa de fornecimento de lanches para os assistidos e seus acompanhantes.

A partir do ano de 2005, conquistou o seu próprio espaço (alugado), ampliando a oferta dos serviços oferecidos, dentre eles a confecção e doação de sutiãs e próteses mamárias artesanais para mulheres mastectomizadas, realização de rodas de conversa, oficinas pedagógicas e oficinas terapêuticas, realização de eventos comemorativos, além da manutenção dos serviços já oferecidos anteriormente: atendimento com Assistente Social, Orientação Jurídica, Atendimento Clínico em Psicologia, fornecimento de lanches e cestas básicas, capacitação e treinamento de voluntários e modernização dos dois bazares mantidos pela entidade, atualmente sua maior fonte de renda.

Conta atualmente com dois postos de atendimento, o da sede principal situado no bairro da Água Limpa e o da filial, no Jardim Amália, em função da proximidade com HFOA, de onde vem sua maior demanda de atendimento e também com uma equipe de mais de 50 (cinquenta) voluntários, devidamente avaliados e capacitados, distribuídos nos diferentes setores de atendimento.

Das pessoas atendidas, mais de 90% (noventa por cento) delas são oriundas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Atende a todas as faixas etárias, sendo os seus recursos provenientes da contribuição de associados, doadores eventuais, eventos sociais próprios e com parceiros, venda em bazar permanente nas sedes dos bairros Água Limpa e Jardim Amália e doações de algumas empresas da região.

Propósito, Visão e Valores que Inspiram

Missão

Melhorar a qualidade de vida do paciente com câncer, permitindo sua boa integração familiar e social, em harmonia com os interesses de empregados, voluntários, parceiros e comunidade.

Visão

Tornar-se o maior centro de referência de suporte ao paciente oncológico do Vale do Paraíba.

Princípios

Atuamos com os valores de transparência, satisfação, comprometimento, cidadania, participação, disciplina, desempenho e humildade. Esses pilares orientam nossas ações em prol de um ambiente solidário e comprometido com o bem-estar de todos os envolvidos.

Faça a diferença na vida de quem precisa.

Transforme vidas com sua solidariedade.

ALERTA À COMUNIDADE:

A diretoria da Associação Voluntários Grupo da Vida adverte:
Não fazemos trabalho de “telemarketing”,portanto, pedidos de contribuições em dinheiro realizadas por telefone não têm relação alguma com a mesma.